© 2017 O INSTITUTO CAMINHO DO MEIO. Powered by Slideit.co.il

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus

Ligue: (62) 9 9998 0630   /   adm.escolavilaverde@gmail.com   /  Alto Paraíso de Goiás - GO​​

PROJETO INVESTIGANDO
A NOSSA NATUREZA

 

O projeto INVESTIGANDO A NOSSA NATUREZA foi criado pelo Instituto Caminho do Meio, em parceria com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e o ICM Bio. Os recursos provêm das doações de várias pessoas no Brasil, que se sensibilizam com a importância do programa e destinam parte do Imposto de Renda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Alto Paraíso.



Nesse projeto, levamos crianças das escolas públicas e privadas a uma vivência intensa junto à Natureza da Chapada dos Veadeiros. Trabalhamos  conceitos como: diminuição da pegada ecológica, menor consumo de combustíveis fósseis, baixo consumo de recursos. Fazemos exercício de silêncio, observação e escuta. 
 

Buscamos despertar em nossas crianças o genuíno gosto e amor pelo Cerrado e a necessidade de sua preservação. O Cerrado é um dos principais berços de água do País e abastece as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, alimentando três dos maiores aquíferos do mundo, reservatórios subterrâneos que abastecem rios e nascentes.

Através deste programa, desde 2015 já levamos cerca de 700 crianças das escolas públicas e privadas de Alto Paraíso de Goiás a se aproximarem da Natureza, através de passeios monitorados ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Logo no início, descobrimos que a grande maioria das crianças da cidade nunca havia visitado o Parque e pouquíssimas conheciam sobre a flora e a fauna do Cerrado, sua própria terra! E foi uma grande alegria vê-las perdendo o receio do contato com a natureza selvagem, rapidamente superando o medo da água dos rios e se conectando com a alegria de brincar nas cachoeiras.
 

Na primeira fase, buscamos despertar o sentido da maravilha, da contemplação, inspirando as crianças a ver a natureza como um local seguro, belo, limpo, agradável, e que necessita impreterivelmente ser preservado e conservado para esta e para futuras gerações.
 

Conversando com as crianças, professoras e diretores, constatamos a grande necessidade de intensificarmos o contato das crianças com o meio ambiente, criando o sentimento de pertencimento e fortalecendo os vínculos com o nosso planeta.

Na segunda fase do projeto propomos uma atividade de recuperação com sementes de árvores nativas e plantas comestíveis, onde as crianças possam acompanhar desde o plantio até a produção, tornando-se as responsáveis temporárias por cuidar e zelar de uma pequena área, descobrindo por elas mesmas as transformações que as plantas sofrem durante o ciclo de vida e suas conexões com os animais ao redor delas( abelhas, lagartas, insetos, etc.).