20210923_INN-3.jpeg

INVESTIGANDO A NATUREZA

​São vivências inesquecíveis proporcionadas a estudantes de escolas públicas e privadas de Alto Paraíso e São Jorge.


Alto Paraíso de Goiás está no centro da Chapada dos Veadeiros, e é mundialmente reconhecida por seus rios e cachoeiras. Apesar disso, muitas das crianças e jovens que nascem aqui não tem acesso a esses atrativos turísticos tão famosos.

Esse distanciamento pode gerar também uma sensação de não pertencimento ao lugar. E é justamente o sentimento de pertencimento e compreensão do todo que cria verdadeiros defensores destas paisagens de Cerrado tão ameaçadas.

 

 

Educação Ambiental

Buscamos despertar em nossas crianças o genuíno gosto e amor pelo Cerrado e a necessidade de sua conservação. Os conteúdos sendo ensinados na prática promovem um diferente engajamento no processo de aprendizagem.

Vivências na natureza

Conversando com as crianças, professoras e diretores, constatamos a grande necessidade de intensificarmos o contato das crianças com o meio ambiente, criando o sentimento de pertencimento e fortalecendo os vínculos com o nosso planeta.

Valorização das águas

Divulgar que o Cerrado é um dos principais berços de água do País e abastece as três maiores bacias hidrográficas da América do Sul, alimentando três dos maiores aquíferos do mundo, reservatórios subterrâneos que abastecem rios e nascentes. Por isso a importância de preservá-lo.

Diversão

As visitas guiadas também

funcionam como um meio de proporcionar a interação entre estudantes e educadores dentro de uma vivência lúdica que amplia o vínculo afetivo e o cuidado com o grupo. 

20210927_100221.jpeg

Atualmente, somos uma equipe de Educadores que utiliza a abordagem da Aprendizagem com a Natureza para desenvolver atividades práticas com crianças e jovens em espaços ao ar livre.

Desde 2016, já levamos cerca de 800 crianças das escolas públicas e privadas do município a se aproximarem da Natureza, através de visitas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Aqui, também incentivamos a Cultura de Paz e o sentimento de unidade e pertencimento a este território. Se conectar com os ambientes naturais, com a biodiversidade da Chapada dos Veadeiros pode gerar multiplicadores de consciência ambiental no futuro.

20210923_INN-19.jpeg

A partir de trilhas em meio a vegetação, banhos nas águas do Cerrado, entre outras vivências trazemos a observação crítica da Natureza, além de reflexões sobre a relação com nosso mundo interno e com a biosfera a nossa volta.

Quando estabelecemos (ou reafirmamos) uma conexão com nosso mundo interno, estamos desenvolvendo nossa Inteligência Intrapessoal; quando nos conectamos com os seres da Terra e todos os seus elementos e ciclos, estamos desenvolvendo nossa Inteligência Ecológica.

IMG_1519.jpeg

APOIE O INVESTIGANDO A NOSSA NATUREZA

Você pode direcionar até 6% do seu Imposto de Renda (IR) ou de sua empresa ao projeto.

Nossos recursos provêm de doações de várias pessoas no Brasil, que se sensibilizam com a importância do Projeto e destinam parte do Imposto de Renda ao CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Alto Paraíso.

O projeto Investigando a Nossa Natureza foi sonhado e criado pelo Fernando Rebello do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso em 2016. Temos parceria com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para realizar nossas atividades e somos financiados pelo CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Alto Paraíso do Goiás.

NOSSO HISTÓRICO

IMG_2007.jpeg

2016

Atividades de Educação Ambiental nas trilhas e atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros alcançando cerca de 700 estudantes de Escolas Públicas do território.

ir.jpeg

Doe seu IR

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO

Estamos fazendo campanha de doações de Imposto de Renda para ajudar a realizar o projeto ofertando atividades a novas turmas. 

Saiba mais
WhatsApp Image 2020-08-28 at 15.12.21.jp

Turma que faz

PARCERIAS

Em visita ao Projeto Turma que Faz de São Jorge, firmamos parceria na presença ilustre da artista Dorothy Marques,  fundadora desse belíssimo trabalho. Devido a Covid -19, as atividades do projeto Investigando a Nossa Natureza estavam funcionando de forma reduzida, assim fizemos uma parceria com o projeto Turma que Faz - com a anuência do CMDCA, que atende 180 crianças em vulnerabilidade (60 em São Jorge e 120 em Alto Paraíso) e a partir do mês de setembro iremos desenvolver atividades em conjunto,  nos programas de rádio, na plataforma online e nos bornais, que é uma sacola entregue às crianças e jovens, com atividades para fazerem com a família.

WhatsApp Image 2020-04-06 at 19.28.09.jp

PLANTE EM CASA

EMM TEMPOS DE COVID

Com o isolamento social e mais tempo em casa o projeto tem oferecido conhecimentos de como os alunos podem fazer mudas e plantar alimentos para o consumo da família.

A agricultura sintrópica oferece várias formas de plantio em pequenos espaços.

Contate-nos

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram

Curta nossas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Curta nossas redes sociais