© 2017 O INSTITUTO CAMINHO DO MEIO. Powered by Slideit.co.il

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus

Ligue: (62) 9 9998 0630   /   adm.escolavilaverde@gmail.com   /  Alto Paraíso de Goiás - GO​​

SEMENTE AMARELA

Em mais uma parceria com o CMDCA, o projeto Semente Amarela se propõe a desenvolver ações sistematizadas e continuadas que possibilitem a conscientização e orientação sobre a maternidade e paternidade ativas conscientes e o desenvolvimento humano, fomentando uma cultura de responsabilidade e paz consigo mesmo, com o outro e com o mundo que vive.

Fotografia por Melissa Maurer

O projeto surgiu como apoio e assessoramento a comunidade de Alto Paraíso de Goiás, na motivação de diminuir os efeitos da falta de uma atenção direcionada a gravidez na adolescência, informações e conscientização sobre assuntos relacionados ao planejamento familiar, gestação saudável e consciente, cuidados com o bebê e a criança durante a primeira infância e, sobretudo, o vínculo de jovens em relação à nova vida à caminho.

O objetivo desse projeto é criar uma rede de acolhimento a jovens, bebês e crianças que se encontram em momento de fragilidade durante a transformação de sua estrutura familiar assim como orientar para prevenção sobre gravidez na adolescência e até mesmo na Primeira Infância.

Fotografia por Melissa Maurer

O projeto oferece vários atendimentos em grupos e individuais para gestantes, mães, pais, bebês e crianças, no intuito de trazer consciência para que todos os envolvidos tenham suporte físico, emocional e cognitivo de todos os aspectos que englobam o recebimento e a criação de uma nova criança.


Com uma ampla equipe de orientação perinatal, arteterapia, médicos, terapeutas, psicólogos, profissionais especializados pretende-se criar uma rede de apoio para pais e filhos de modo que se amplie o cuidado com a criança e capacite toda a família. Oficinas e cursos profissionalizantes serão oferecidos para que se formem melhores profissionais para que os mesmos consigam também se inserir no mercado de trabalho e consiga um sustento digno para toda a família. Campanhas de prevenção e de sensibilização da comunidade também serão realizadas com a finalidade da ampliação da rede de apoio e geração de emprego para os jovens pais.

Com foco na criança e adolescente, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Alto Paraíso-CMDCA, entendemos que a família como um todo precisa ser atendida para que o bebê encontre o ambiente saudável e que desse modo se torne uma criança feliz.

O projeto irá trazer uma maior consciência para o “nascer“ por meio do acolhimento, escuta amorosa e informações norteadas em evidências científicas com base na Organização Mundial de Saúde.

Fotografia por Melissa Maurer

Por meio de rodas de conversas, preparação física e emocional em todo processo que envolve este evento, serão abordados assuntos relacionados à fisiologia do parto e preparação física, emocional e intelectual para a préconcepção, concepção, gestação, parto e nascimento.

Atividades com os pais ajudarão na formação de vínculo com a criança e apoio a gestantes e mães. Palestras e atividades formativas reforçarão a importância da prevenção e o preparo familiar em relação aos cuidados com a criança.

Semente Amarela irá então promover o cuidado com bebês e as crianças e a formação de jovens e adolescentes no sentido de trazer consciência, afeto e empoderamento, à medida em que atividades que buscam trazer uma consciência não só cognitiva sobre o assunto, mas também emocional e corporal, contribuirão para elevar sua consciência social e sua autoestima.

Fotografia por Melissa Maurer

VALORES E PRINCÍPIOS

Promover uma gestação saudável, nutrindo os corpos físico, mental e emocional, incentivando a cultura de paz, o vínculo familiar, a prevenção da gravidez precoce, a valorização da vida, o cuidado durante a primeira infância, responsabilidade universal e a saúde integral. 

No mundo inteiro, pesquisadores nas áreas da medicina, bioquímica, fisiologia, genética e psicologia trouxeram uma nova luz, no que diz respeito à vida pré-natal, desde a concepção até o nascimento. Todos enfatizam a suprema importância deste período para saúde, o equilíbrio e o potencial criativo do futuro adulto.

Basear-se em evidências científicas e observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde durante a gestação. No ventre materno, o bebê recebe informações físicas, psíquicas e espirituais, que contribuem à formação do adulto que ele será um dia. Desses meses de gestação vão depender sua saúde futura.
 

PÚBLICO ALVO

Atendendo às necessidades a que este projeto se direciona, definimos os seguintes públicos alvos como escopo para este projeto. Beneficiário Direto:

  • Bebês - indivíduo de 0 a 18 meses.

  • Crianças - de 0 até 12 anos de idade incompletos;

  • Adolescentes - o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2o), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (artigos 121 e 142);

  • Gestantes - indivíduo em período gestacional;

  • Mães - indivíduo do sexo feminino com filhos até 12 anos;

  • Pais - indivíduo do sexo masculino com filhos até 12 anos;

  • Cuidadores - pessoas responsáveis pela guarda e/ou cuidado da criança.

RESULTADOS ESPERADOS

Este projeto espera ser um instrumento de transformação pessoal e social na cidade de Alto Paraíso fomentando o planejamento familiar, a maternidade e paternidade ativa, a responsabilidade social e a cultura de paz na região. Como resultado para sociedade, espera-se: 

  • Retomada de consciência com relação ao parto natural na região; 

  • Aumento do vínculo entre os pais, mães e crianças participantes do programa;

  • Uma menor incidência de gravidez precoce na região;

  • Maior adesão a práticas saudáveis e recomendadas pela OMS no puerpério, parto e pós-parto na cidade de Alto Paraíso;

  • Diminuição da desigualdade social, a medida em que os jovens tem maior acesso a formação;

  • Empoderamento de mulheres nas atividades de aumento de autocuidado e auto estima.

A Semente Amarela é um selo do calendário Maia que representa o milagre da vida,

o símbolo do potencial vivo que reside dentro de nós esperando para ser liberado.

Simboliza o crescimento da inteligência criativa, o amadurecimento, o florescimento, a sabedoria.

COMO VOCÊ PODE CONTRIBUIR

Você pode contribuir com uma doação por meio da sua declaração de Imposto de Renda.
 

Sua doação, seja qual for o valor (limitada a 6% do seu imposto), será muito bem vinda! Ao realizar uma contribuição, você ajuda a transformar o mundo de todos!

Divulgaremos aqui os passos para realizar esse tipo de contribuição assim que a próxima campanha for aberta.

Fique ligado!

Para maiores informações, entre em contato:

Aloisio Carvalho – alomcarvalho@gmail.com

O Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso agradece sua colaboração.

Que todos possam participar e que muitos seres possam ser beneficiados!