SEMENTE AMARELA

Em mais uma parceria com o CMDCA, o projeto Semente Amarela se propõe a desenvolver ações sistematizadas e continuadas que possibilitem a conscientização e orientação sobre a maternidade e paternidade ativas conscientes e o desenvolvimento humano, fomentando uma cultura de responsabilidade e paz consigo mesmo, com o outro e com o mundo que vive.

CAMPANHA DE DOAÇÃO DE IR ENCERRADA

Em breve publicaremos nossa prestação de contas.

AGRADECIMENTO

Queridos Apoiadores do Projeto Semente Amarela,

 

Saudações!

 

Desejamos que você e sua família estejam bem e com saúde.

 

O Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso (ICMAP) agradece sua generosa doação ao Projeto Semente Amarela. Gratidão imensa!

Reconhecemos seu empenho em cumprir os passos necessários na declaração de imposto de renda para que a doação ao projeto se efetivasse. Isso requer comprometimento com o bem-comum e espírito de solidariedade.

 

O Semente Amarela é um projeto de transformação social que tem por objetivo criar uma rede de acolhimento e cuidado humanizado à gestante e família, na cidade de Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, cerrado brasileiro.

 

O foco, como sabido, será apoiar gestantes adolescentes, jovens pais, bebês e crianças, com cuidado corporal, emocional, cognitivo e inclusive orientação profissional. A ênfase será sempre na cultura de paz, na construção de vínculos afetivos e no desenvolvimento do cuidado responsável e amoroso consigo e com o outro. Isso inclui a prevenção de gravidez na adolescência.

 

Através de encontros presenciais e virtuais (enquanto durar a quarentena), atendimentos individuais e coletivos, terapias diversas, yoga e meditação, arte, passeios na natureza, aulas de temas variados, essa semente será irrigada e nutrida. Muitas flores e frutos serão colhidos, desses frutos, novas sementes e novos plantios. Assim, vamos aprendendo juntos a plantar e a colher, e num círculo virtuoso, a transformar.

 

Saiba que sua contribuição é o solo firme que permitirá essa semente germinar e florescer.

 

Receba nosso abraço fraterno,

Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso

Semente Amarela

PROJETO

O projeto surgiu como apoio e assessoramento a comunidade de Alto Paraíso de Goiás, na motivação de diminuir os efeitos da falta de uma atenção direcionada a gravidez na adolescência, informações e conscientização sobre assuntos relacionados ao planejamento familiar, gestação saudável e consciente, cuidados com o bebê e a criança durante a primeira infância e, sobretudo, o vínculo de jovens em relação à nova vida à caminho.

O objetivo desse projeto é criar uma rede de acolhimento a jovens, bebês e crianças que se encontram em momento de fragilidade durante a transformação de sua estrutura familiar assim como orientar para prevenção sobre gravidez na adolescência e até mesmo na Infância.

 

Doações via transferência bancária

Você pode contribuir também através de transferências para a conta do Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso.
Para destinar a sua doação para o projeto Semente Amarela, solicitamos que o valor possua a quantidade de centavos fixada em 3.
É através desses centavos que conseguimos diferenciar a doação especificamente para este projeto.

Exemplo:
Se você deseja doar R$35,00, realize a transferência no valor de R$35,03.

Dados bancários

  • ICMAP (Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso)

  • CNPJ 19.332.422/0001-92

  • Banco do Brasil

  • AG 4546-2 / CC 10628-3

Para maiores informações ou outras formas de doação, entre em contato conosco:

O Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso agradece sua colaboração.

Que todos possam participar e que muitos seres possam ser beneficiados!

Confira a entrevista sobre nosso projeto na Rádio Ação Paramita:

Rádio Ação Paramita | Roda de Converva | Projeto Semente Amarela e Ação no Mundo
00:00 / 01:04
 

O projeto oferece vários atendimentos em grupos e individuais para gestantes, mães, pais, bebês e crianças, no intuito de trazer consciência para que todos os envolvidos tenham suporte físico, emocional e cognitivo de todos os aspectos que englobam o recebimento e a criação de uma nova criança.


Com uma ampla equipe de orientação perinatal, arteterapia, médicos, terapeutas, psicólogos, profissionais especializados pretende-se criar uma rede de apoio para pais e filhos de modo que se amplie o cuidado com a criança e capacite toda a família. Oficinas e cursos profissionalizantes serão oferecidos para que se formem melhores profissionais para que os mesmos consigam também se inserir no mercado de trabalho e consiga um sustento digno para toda a família. Campanhas de prevenção e de sensibilização da comunidade também serão realizadas com a finalidade da ampliação da rede de apoio e geração de emprego para os jovens pais.

Com foco na criança e adolescente, em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Alto Paraíso-CMDCA, entendemos que a família como um todo precisa ser atendida para que o bebê encontre o ambiente saudável e que desse modo se torne uma criança feliz.

Fotografia por Melissa Maurer

O projeto irá trazer uma maior consciência para o “nascer“ por meio do acolhimento, escuta amorosa e informações norteadas em evidências científicas com base na Organização Mundial de Saúde.

Fotografia por Melissa Maurer

Por meio de rodas de conversas, preparação física e emocional em todo processo que envolve este evento, serão abordados assuntos relacionados à fisiologia do parto e preparação física, emocional e intelectual para a préconcepção, concepção, gestação, parto e nascimento.

Atividades com os pais ajudarão na formação de vínculo com a criança e apoio a gestantes e mães. Palestras e atividades formativas reforçarão a importância da prevenção e o preparo familiar em relação aos cuidados com a criança.

Semente Amarela irá então promover o cuidado com bebês e as crianças e a formação de jovens e adolescentes no sentido de trazer consciência, afeto e empoderamento, à medida em que atividades que buscam trazer uma consciência não só cognitiva sobre o assunto, mas também emocional e corporal, contribuirão para elevar sua consciência social e sua autoestima.

VALORES E PRINCÍPIOS

Promover uma gestação saudável, nutrindo os corpos físico, mental e emocional, incentivando a cultura de paz, o vínculo familiar, a prevenção da gravidez precoce, a valorização da vida, o cuidado durante a primeira infância, responsabilidade universal e a saúde integral. 

No mundo inteiro, pesquisadores nas áreas da medicina, bioquímica, fisiologia, genética e psicologia trouxeram uma nova luz, no que diz respeito à vida pré-natal, desde a concepção até o nascimento. Todos enfatizam a suprema importância deste período para saúde, o equilíbrio e o potencial criativo do futuro adulto.

Basear-se em evidências científicas e observar as recomendações da Organização Mundial da Saúde durante a gestação. No ventre materno, o bebê recebe informações físicas, psíquicas e espirituais, que contribuem à formação do adulto que ele será um dia. Desses meses de gestação vão depender sua saúde futura.

Fotografia por Melissa Maurer

Fotografia por Melissa Maurer

PÚBLICO ALVO

Atendendo às necessidades a que este projeto se direciona, definimos os seguintes públicos alvos como escopo para este projeto. Beneficiário Direto:

  • Bebês - indivíduo de 0 a 18 meses.

  • Crianças - de 0 até 12 anos de idade incompletos;

  • Adolescentes - o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de 1990, define a adolescência como a faixa etária de 12 a 18 anos de idade (artigo 2o), e, em casos excepcionais e quando disposto na lei, o estatuto é aplicável até os 21 anos de idade (artigos 121 e 142);

  • Gestantes - indivíduo em período gestacional;

  • Mães - indivíduo do sexo feminino com filhos até 12 anos;

  • Pais - indivíduo do sexo masculino com filhos até 12 anos;

  • Cuidadores - pessoas responsáveis pela guarda e/ou cuidado da criança.

RESULTADOS ESPERADOS

Este projeto espera ser um instrumento de transformação pessoal e social na cidade de Alto Paraíso fomentando o planejamento familiar, a maternidade e paternidade ativa, a responsabilidade social e a cultura de paz na região. Como resultado para sociedade, espera-se: 

  • Retomada de consciência com relação ao parto natural na região; 

  • Aumento do vínculo entre os pais, mães e crianças participantes do programa;

  • Uma menor incidência de gravidez precoce na região;

  • Maior adesão a práticas saudáveis e recomendadas pela OMS no puerpério, parto e pós-parto na cidade de Alto Paraíso;

  • Diminuição da desigualdade social, a medida em que os jovens tem maior acesso a formação;

  • Empoderamento de mulheres nas atividades de aumento de autocuidado e auto estima.

A Semente Amarela é um selo do calendário Maia que representa o milagre da vida,

o símbolo do potencial vivo que reside dentro de nós esperando para ser liberado.

Simboliza o crescimento da inteligência criativa, o amadurecimento, o florescimento, a sabedoria.