WhatsApp Image 2021-07-08 at 17.20_edited.jpg
Marca_EducaCompaixão (2).png

Conectando quem educa

Somos uma iniciativa voltada para todos os interessados no processo dinâmico da educação e que aspiram desenvolver um olhar curioso e compassivo sobre as práticas educativas.

Foto_Criancas_01_edited.jpg

O educar como caminho para o florescimento humano, se estendendo para além dos muros da escola, protagonizado por inúmeros agentes. 

Tendo como referencial as cinco sabedorias, com base na observação do mundo interno, nos orientamos por essas inteligências relacionais. Aprendemos como estruturar, de forma amorosa e lúcida, as relações consigo mesmo, com o outro, com o coletivo e com o meio ambiente.

Com o entusiasmo de cultivar qualidades positivas, no convívio com crianças, jovens ou adultos, dispor da compaixão, do amor, da equanimidade e da ética como seus principais nutrientes.

E, para que o ensinar seja genuíno, é preciso que os educadores comecem desabrochando suas próprias sementes. O “ensinar pelas costas”, como se refere o Lama Padma Samten.

header-facebook_2.jpg

MOTIVAÇÃO 

Nossa principal motivação é promover uma ação em rede, para compartilhar percepções, refletir, aprender e praticar juntos. Dessa forma, enriquecer visões e potencializar ações construtivas. 

“Meu desejo é que, um dia, a educação formal dê atenção à educação do coração, que ensine o amor, a compaixão, a justiça, o perdão, a presença mental, a tolerância e a paz. Essa educação é necessária, desde o jardim de infância até o ensino médio e as universidades. Refiro-me à aprendizagem social, emocional e ética. Precisamos de uma iniciativa mundial para educar o coração e a mente nesta era moderna”. 

 

Sua Santidade Dalai Lama

Dia 21/08, às 10h - Encontro aberto: "Educar com Compaixão".

Dia 18/09, às 10h - Encontro aberto: "Educar para Primaveras".

Dia 23/09, às 19h- Live: "Freireando em Prosa" com Fernando Leão e Maria Amélia Cupertuno.  Via instagram (@educacaoebudismo).

 

Datas e temas sujeitos a alterações.

Confira a programação em nossas redes sociais. Para acessar nossa conta no Instagram,  clicar no ícone:

  • Instagram
AGENDA

nossas breves histórias

Ana Verena Cerqueira

Baiana, educadora, sonhadora de novos mundos possíveis. Atuou por 10 anos em experiências de Educação regular e Educação não formal. Trabalhou como coordenadora de oficina nos Centros de Educação Científica do Instituto Santos Dumont, a partir dos referenciais pedagógicos da Educação popular. Pós graduada em História da Cultura afro-brasileira e Africana pela UFRN. Praticante do budismo, é uma estudante curiosa sobre as relações entre Educação e Espiritualidade e dos referenciais das cinco sabedorias na Educação. Integrante do coletivo de cuidado e afeto “Care About” e da Mandala de Educação do CEBB Recôncavo.

Foto_Fernando.jpeg
Foto_Cris.jpeg
Foto_Carol.jpeg

Cristiane Rossetto

Criativa, sensível, poeta e contadora de histórias. Com formação em comunicação social (publicidade) pela PUC RJ, atuou em agências de publicidade e produtoras de audiovisual durante anos. Cursou MBA em Marketing digital na FGV RJ. Iniciou sua vivência profissional conduzindo atividades, para crianças e jovens, no Proler (Programa nacional de incentivo à leitura), da Biblioteca Nacional. Praticante do budismo e colaboradora da Mandala de Educação do CEBB Rio (RJ). Uma das idealizadoras do projeto ´Caminho do Arco-íris`, de meditação brincante para crianças e pais. Autora da página de poesias ´a língua das dakinis`, no Instagram. Educadora por paixão, sonhou o Educa Compaixão como uma terra pura para o cultivo da educação compassiva.

Fernando Leão

Historiador, amante da educação, vem atuando na área ao longo dos últimos 30 anos. Foi vice presidente do Instituto Caminho do Meio e diretor pedagógico da escola Vila Verde, em Alto Paraíso de Goiás. Atualmente, faz parte da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras, uma iniciativa da Ashoka. É Embaixador da CORE - Comunidade Reinventando a Educação e coautor de três livros: “O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação”, “A Importância da Empatia na Educação” e  “Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo”. Tutor do Programa de Formação de Facilitadores do CEBB.

 

Carol Senna

Educadora, brincante, cantautora, poeta e pesquisadora. Integrante dos grupos artísticos ´Toque de Comadre` e  ´Cia Luzeirim`. Graduada e mestre em comunicação social pela UFPE, com experiência em educomunicação e participação em diversos coletivos de periferias de Recife, incluindo a Rede Coque Vive. Possui também formação em Educação Popular e Pedagogia Waldorf. Pesquisadora da interface entre autoconhecimento, espiritualidade e transformação social, dedica-se há mais de 10 anos ao estudo e prática do budismo sob orientação do Lama Padma Samten. Desde 2012 atua na Escola Caminho do Meio em Viamão-RS, tendo exercido diferentes funções como educadora, diretora e orientadora da equipe pedagógica.

Vivianne Sobral

Sergipana de Aracaju, cientista social pela UFS e psicóloga em formação pela Faculdade São Luís de França. Apaixonada pelo mundo, pela educação e pela ciência, é mestre e doutora em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos. É facilitadora do CEBB de Aracaju e membro da Mandala de Educação do CEBB Recôncavo. Segue atenta às cosmovisões e às cosmopercepções ancestrais, para enriquecer, reconectar e potencializar suas experiências de mundo, além de sua própria existência. Gosta de brincar com imagens para construir paisagens amplas e encantadas, através de colagens digitais.