© 2017 O INSTITUTO CAMINHO DO MEIO. Powered by Slideit.co.il

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus

Ligue: (62) 9 9998 0630   /   adm.escolavilaverde@gmail.com   /  Alto Paraíso de Goiás - GO​​

DIÁLOGOS

 

O Instituto Caminho do Meio Alto Paraiso visa a realização de atividades de interesse público, nas áreas de educação, cultura, saúde, meio ambiente, assistência social, desenvolvimento sustentável, cultura de paz, bem como a realização de estudos e pesquisas.

 

 

 

O ICMAP tem como função não apenas desenvolver atividades nas áreas ambientais, educacionais e de promoção da saúde, como também dialogar, apoiar e estreitar laços com outros atores nestas áreas. Com isso o ICMAP participa diretamente como membro titular em diversos conselhos como:

  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA): apoiando iniciativas que promovam a garantia dos direitos das Crianças e dos Adolescentes no município e incentivando o surgimento de projetos sociais voltados a este grupo, tal como o Investigando a Nossa Natureza.

  • Conselho Municipal de Saúde (CMS): acompanhando iniciativas públicas e do terceiro setor na promoção de ações voltadas à saúde da população.

    • Destaque para o programa Meninas de Luz que tem como objetivo promover o envolvimento, socialização, melhoria da autoestima e capacitação de gestantes até 21 anos de idade. Por meio de uma ação efetiva de uma equipe multiprofissional, oferece à gestante informações sobre educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê, direitos do cidadão. As jovens ainda participam de passeios e de ensaios fotográficos que contribuem para elevar a autoestima. Após o nascimento da criança, a mãe e o bebê continuam recebendo orientação e apoio, por um ano. Neste aspecto, tem o ICMAP estabelecido essa parceira no sentido de implementar os objetivos deste projeto, se fazendo representar e contribuindo não só nas questões materiais,  mas principalmente nas orientações necessárias às jovens para o cuidado do bebê e acompanhamento até o primeiro ano de vida de seus filhos. O Programa muda a realidade das gestantes atendidas, melhora a autoestima e fortalece o vínculo mãe e filho.

  • Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (CONPARQUE): participamos na qualidade de Instituto de Pesquisa, desenvolvendo atividades em conjunto com o Parque, destacando as atividades de Agricultura Sintrópica e do Investigando a Nossa Natureza, isto por meio de Acordo de Cooperação 01/2018 firmado em 29/05/2018.

  • Conselho Municipal de Educação (CME): é composto pelos diversos segmentos da comunidade, representados por meio de gestores de escolas públicas, privadas, pais e sociedade civil. O órgão visa ser um “braço direito” dos gestores municipais para a melhoria da qualidade do ensino. Trabalha para acompanhar e avaliar a política educacional, fiscalizando as ações implementadas e mobilizando a sociedade. Sempre que necessário nessa fiscalização, questiona e exige ações correntes do poder público em busca de qualidade de ensino para todos no Município. Tradicionalmente diretores ou professores da Escola Vila  Verde representam o ICMAP neste conselho, onde em 2008 exercemos sua presidência.

  • Conselho de Programas e Projetos da UnB Cerrado: desenvolvendo e apoiando projetos em comum com a Universidade de Brasília, como a Semana do Meio Ambiente e incentivando o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas da Universidade que possam trazer desenvolvimento para a região.

  • Conselho da Comunidade: tem por objetivo auxiliar o Poder Judiciário local nas atividades de ressocialização da população carcerária do Município. Este Conselho representa a comunidade na implementação das políticas penais e penitenciárias no âmbito municipal, assumindo a função política de articulação e participação das forças locais e, ainda, de defesa de direitos e de implementação de políticas locais de reinserção social do apenado e do egresso, além daquela de natureza assistencial.

    • Destaque para o Projeto-Piloto de Ressocialização, apoiado pelo ICMAP,  disponibilizando uma oficina de serigrafia para produzir bandeirinhas de oração,  com geração de trabalho e renda e ainda com a Secretaria Municipal de Saúde com o acompanhamento psicossocial dos presos em regime semi-aberto participantes do projeto.