Comemoração e Superação

Querida Família Vila Verde,

Nesse momento desafiador que estamos todos vivendo, também há espaço para nos alegrarmos.

​Que alegria! Que vitória! É aniversário da Escola!

Feliz aniversário, Escola Vila Verde! Parabéns pelos seus 10 anos de idade!

Seu crescimento foi acompanhado, de perto, por muitas e muitos. Muitos contribuíram para seu fortalecimento, acreditaram e torceram por você, investiram em você. Abençoada, nasceu e cresceu na linda Chapada de araras, tucanos e lobos-guará, onde se contempla, por entre o cerrado, morro da Baleia e também da Conceição.

Deu trabalho, exigiu esforço ímpar de gente qualificada e dedicada, mas sempre trouxe muitas alegrias. Já bem jovem, ganhava prêmios, chamava a atenção até de órgãos internacionais, por tanta inovação. Dentro da simplicidade, tinha tudo: qualidade, variedade, felicidade. Arte, música, plantio, culinária, teatro, recital, fogueira, brincadeira e todo o currículo normal. Até yoga e meditação estavam na programação.

 

Expandindo, ganhando novos espaços, foi atraindo dezenas de crianças e jovens, a confiança das mães, dos pais, de toda a família, o amor das professoras, professores e diversos apoiadores.

De repente, em meio à preparação para uma linda celebração, nesse ano de 2020, eis que surge, em meados de março, o isolamento social. Pandemia de Covid-19, fecha tudo, fica em casa, e agora o que fazer? Turbulência, insegurança, qual será a solução? O primeiro decreto determinava apenas 15 dias de isolamento. Mas, acompanhando as notícias no país, vimos que se estenderia por tempo indeterminado.

 

Fecha a escola, muda tudo, tenta isso, tenta aquilo, até vir a solução. A solução tecnológica por meio de plataformas virtuais gratuitas como o Google Sala (postagem de atividades), o Zoom (aulas on line) e whatsapp (conversas em grupo). Mas no início, falas nada animadoras de professores em reunião: "É muito estranho dar aula em casa"; "Confuso, estou em adaptação"; "Eu me sinto ansiosa"; "As famílias não compareceram no Google Sala de aula"; "Eu me sinto muito cansada", etc.  Mas logo, o grupo de professoras e professores se adequam à utilização das ferramentas e vem a adaptação e a transformação.

 

E não é, que rapidamente, além das tecnologias, aliadas a muita criatividade, esforço e dedicação, com reequilíbrio financeiro e sem prejuízo pedagógico e metodológico, conseguimos, nestes 105 dias de impermanência, manter a qualidade de ensino na educação?

 

Até a parte prática de contato com o meio ambiente - como as aulas de cultivo - foram mantidas com tutoria remota no preparo de sementes, mudas em embalagens recicláveis, terrários, adubos caseiros, minhocário etc. Tudo isto feito em casa, sob orientação online. E veja só, que o professor, ex-estudante da Vila Verde, ele mesmo é uma colheita, tendo sido criança e adolescente da mesma educação. 

 

Para este resultado, foi fundamental o apoio de nossos gestores aos professores. Reunindo com cada um, para saber como estavam emocionalmente, para acompanhar as dúvidas sobre as ferramentas e a relação com os estudantes e pais. Alguns depoimentos de alerta das professoras e professores neste período:  "Os pais não estão entregando as atividades no Google Sala de aula"; "Alguns estudantes desapareceram"; "Achei que fosse mais fácil dar aula online, depois vi que é muito mais difícil"; "Está bem desafiador, alguns pais muito exigentes e também ansiosos"; "Tenho dúvidas da quantidade do tempo em aula e se o conteúdo está coerente"; "Comecei a ver um ritmo nas aulas".

 

Também aos pais, nossos gestores e professores deram todo apoio. Através de reuniões particulares ou em grupo, acolheram, esclareceram dúvidas, deram segurança da permanência da Escola na sua missão de educar, mesmo nesse tempo desafiador. 

 

Para que o apoio aos pais e estudantes fosse mais efetivo, cada uma das quatro diretoras/colaboradoras do grupo Gestor, assumiu o atendimento por turmas, encaminhando as demandas de forma célere, minimizando possíveis prejuízos no dia a dia da escola.

 

Nos antecipamos às adequações necessárias à nossa transformação. Os vários decretos recebidos indicando a permanência do Isolamento Social, fortaleceram o sistema do Ensino Remoto que organizamos desde o início. Para nossa alegria e tranquilidade, como adiantamos nossa pesquisa e colocamos a solução em prática e em constante avaliação, já estávamos executando o que o Conselho Estadual de Educação nos orientou.

Finalizamos, portanto, o semestre, com uma avaliação positiva de professoras e professores, tais como: "Quero aprender mais sobre o Ensino Remoto"; "Finalmente me sinto adaptada às ferramentas do Ensino Remoto"; "Inicialmente, muito insegura, mas tive apoio da Gestão"; "Fomos rápidos com a Metodologia Remota"; "O cuidado com as famílias foi fundamental"; "Acabou o semestre e me sinto feliz, porque consegui deixar o conteúdo em dia"; "As duas primeiras semanas foram difíceis"; "Os professores tiveram apoio da Gestão"; "Dei até uma surtada, depois ficou tudo bem"; "Acabou o semestre, me sinto realizada"; e "Os estudantes foram surpreendentes".

Reconhecimento de pais e mães também vieram,  e são animadores, como: "Estou com o coração apertado, uma grande reverência pelos professores"; "O meu filho adora receber um áudio do professor"; "Os meus filhos estão felizes em casa comigo"; "Parabenizo o trabalho da professora, criativo e amoroso"; "A parceria dos pais com a Escola neste momento é fundamental"; "Podemos começar o trabalho com projetos também com os estudantes do 2º e 3º anos"; "Ninguém têm experiência anterior no formato do Ensino Remoto, é novo para todos"; e "As atividades estão muito boas, me sinto aprendendo junto com os meus filhos". 

​Recentemente no encontro de planejamento do CONANE Centro Oeste 2020, a Vila Verde se destacou ao relatar os resultados alcançados durante a pandemia, incluso todas as nossas obrigações perante a Secretaria de Educação. Isso nos enche de orgulho.

Infelizmente, alguns estudantes saíram da Escola devido ao desequilíbrio financeiro, necessitando, suas famílias, mudarem suas prioridades. Nosso quadro de profissionais, no entanto, foi integralmente mantido e recentemente, aderimos ao benefício do governo, que termina logo no início do segundo semestre. Mas nossa expectativa, apesar das dificuldades, é de manter a Escola no seu padrão de qualidade atual.

Vários foram os depoimentos de superação deste momento extraordinário e desafiador de mães, pais, responsáveis, professoras, professores e estudantes. Que escola mais linda, de gente feliz e capaz, capaz de fazer diferente e cultivar a paz!

Mesmo com o mundo inteiro parado, sem saber o que fazer, a escola Vila Verde conseguiu dar a volta por cima, sem tempo a perder. Nossa metodologia por projetos foi a base da transformação. Dando aos estudantes, não só condição de adaptação como também de contribuição na construção deste novo modelo. Estudantes que vivem a autonomia no aprender, no pensar! Equipe de professoras e professores que faz tutoria e vibra com cada conquista do saber. Agora, com mais essa experiência de ensino virtual na bagagem, vai seguir o seu destino de fazer a diferença na infância e adolescência, trazendo amor e consciência.

Se pudéssemos, daríamos um abraço a cada irmã e cada irmão dessa família estendida, criança, professor, pai, mãe, responsável, gestora e apoiadora. Um abraço apertado de gratidão e celebração!

Entretanto, agora o momento é outro, de dedicar à oração, de emanar saúde e cura para toda a nação. Receba, então, o nosso abraço remoto, nesse tempo que vai ficar na história, onde a força da solidariedade e união provou, uma vez mais, ser a grande e única solução!

 

Boas e merecidas férias a todas e todos!

Instituto Caminho do Meio Alto Paraíso

Mantenedor da Escola Vila Verde

Julho de 2020

  • Facebook ICM-AP
  • YouTube ICM-AP
  • Instagram ICM-AP

© 2020 INSTITUTO CAMINHO DO MEIO ALTO PARAÍSO