Equipe Vila Verde 2022

WhatsApp Image 2022-01-07 at 15.09.42.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-07 at 15.09.52.jpeg
painel cassi.jpeg
painel sat.jpeg
painel paula e rosangela.jpeg
painel nisia e ana.jpeg
painel proscila e alex.jpeg
painel patricia e lidiane.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-16 at 10.23.06.jpeg
WhatsApp Image 2022-01-20 at 17.29.18.jpeg
painel caio e mieko.jpeg
painel giovanna e rafael.jpeg
Equipe Vila Verde 2022.png
Equipe Vila Verde 2022 (1).png
Equipe Vila Verde 2022 (3).png

 

Gente amiga e parceira da Escola Vila Verde,

Saudações nesse novo ano!

Na Vila Verde os educandos são convidados a interagirem alternando papéis, tornando-se aprendizes e mestres uns dos outros, percebendo como esta interação em grupo é fundamental para qualquer desenvolvimento enquanto comunidade. Eles aprendem no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações positivas a seu redor, que as suas novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de realidade só se fazem significativas quando para o bem-estar comum na interconectividade existente.

 

Os professores agem como facilitadores de aprendizagem e não como meros transmissores de saber. Ajudam a criar situações de aprendizagem e realizam as mediações necessárias para que o estudante encontre sentido naquilo que está aprendendo.

E agora em 2022 a Vila Verde está com uma equipe de educadores renovada e muito bem qualificada. E a Vila Verde não para de crescer. A equipe, nesse ano, se expande ainda mais. Novos gestores, professores, apoiadores, fazem a Vila Verde ter uma nova cara. Um novo jeito para novos desafios, uma nova equipe para novas possibilidades. Pessoas com um mesmo foco, para fazer a diferença na vida de todos que fazem parte dessa grande família. Com dedicação, determinação e muito amor por esse projeto tão especial, vamos em frente.

Agradecemos a todos que confiam nessa proposta e continuamos a contar com a colaboração de cada um.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 11.05.18.jpeg

Fernando Leão
Assessor Pedagógico

Historiador,  agora Assessor Pedagógico da Vila Verde neste novo ciclo. Com larga atuação na área  educacional nos últimos 30 anos. No período de 2015 a 2018 foi Vice Presidente do Instituto Caminho do Meio  e  no mesmo período,  Diretor Pedagógico da Escola Vila Verde. Participante da Comunidade Ativadora do Programa Escolas Transformadoras desde 2015. Embaixador da Comunidade Reinventando a Educação (CORE). Participante ativo da  Comunidade Educa Compaixão. Coautor dos livros: O ser e o agir transformador - Para mudar a conversa sobre educação; -  A Importância da Empatia na Educação; -   Criatividade: Mudar a educação e transformar o mundo.

paula.jpeg

Paula Balduíno
Tutora Infantil 1 e 2

Pedagoga formada pela Universidade Estadual de Goiás atua como Tutora das turmas do Infantil 1 e 2 na Escola Vila Verde. No seu ritmo diário, zela pelas crianças, priorizando o brincar e arte como potenciais do desenvolvimento motor, cognitivo e emocional dos estudantes.

priscila.jpeg

Priscila Martins
Tutora  6º e 7º

Arte/educadora e pesquisadora, licenciada em Língua Portuguesa e Literatura e mestra em Direitos Humanos pela UFG. Atuará como educadora Tutora no Ensino Fundamental das turmas do 6º e 7º e dará oficinas de escrita criativa ao Ensino Médio.

Lidi matematica.jpeg

Lidiane Vilela
Especialista Matemática

Professora, Licenciada em Artes Visuais (UNINTER), Bacharel em Geografia (UFG) Mestre em Engenharia Ambiental (UFG). Foi doutoranda em Ciência Ambiental (USP).
Trabalhou na Vila Verde de 2015-2019, sendo professora tutora do 8 ° e 9° ano e professora especialista de matemática do Ensino Fundamental II. Agora em 2022 retorna como especialista em várias turmas. Lidi também tem um ateliê onde pinta aquarelas, faz suas experimentações artísticas e oferece aulas de pintura e desenho.

mieko aves_edited.jpg

Mieko Kanegae
Oficina Observação de Aves

Bióloga PhD em Ecologia de Aves pela USP. Foi professora na UnB Cerrado com o projeto Raizeiros de Alto Paraíso: Saberes Ameaçados. Vive no IBC - Instituto Biorregional do Cerrado, mãe que se preocupa muito em passar para as crianças conhecimento da fauna e flora do Cerrado. É preciso conhecer para conservar. Autora do livro infantil "O Camaleão  Zozói". Na Vila Verde nossos estudantes serão Pequenos Observadores tem como objetivo apresentar para as crianças esse mundo encantado, colorido e sonoro das aves.

Liane.jpeg

Liane Preuss
Diretora Pedagógica

Diretora Pedagógica da Vila Verde, licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS, psicopedagoga, educadora ambiental e com mestrado em Educação e Formação de professores pela UFTM. Encantada com a educação, começou a carreira como professora de escola pública, atuando em diversos níveis de ensino. Nos percursos da vida, a arte despertou novo olhar para o processo pedagógico e desde então é artesã de ideias e projetos, sempre voltados para a comunidade, onde através da  sensibilização estética e ambiental podemos contribuir com a educação voltada para a felicidade. Agora na Escola Vila Verde, sonhando em conjunto com uma educação transformadora.

rosangela.jpeg

Rosângela Martins
Tutora  1º

Na Vila Verde desde a sua fundação, Rosangela aborda aqui questões de relacionamento e como a escola trata estas questões.

 

Pedagoga atuando como educadora na Vila Verde, com experiência em diversas escolas de Alto Paraíso. Foi conselheira tutelar e Presidente do Conselho da cidade. Atualmente finalizando o curso de Psicopedagogia Clínica e Institucional.

sabia.jpeg

Alex Canuto (Sabiá)
Tutor  8º e 9º
Português e Música

Licenciado em Letras (Português) na Universidade de Brasília (UnB). Atuou durante 7 anos como professor do Ensino Fundamental e Médio pela Secretaria de Educação do DF. Desenvolve paralelamente atividades de arte-educação, onde oferta oficinas de produção de cordel, textos literários e iniciação musical para crianças. Em 2022 atuará como educador Tutor do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental como também educador Especialista em Língua Portuguesa da Vila Verde.

henrique.jpeg

Henrique Veloso
Aprendizagem com a Natureza

Biólogo pela UnB, onde atuou como pesquisador em Ecologia Comportamental. Sua formação em Permacultura foi iniciada no IPOEMA, onde atuou como educador, e se tornou Professor de Permacultura pelo Permaculture Center da Murdoch University na Austrália. Foi professor de Green Studies na Green School em Bali na Indonésia, escola referência internacional em sustentabilidade, atuando também no Green Camp, com programas para todas as idades. Foi professor/pesquisador no Instituto Toca, tendo sempre como foco de pesquisa e atuação a Aprendizagem com a Natureza. Em 2017 se formou COBRAS - Comandante de Operações de Busca e Resgate em Ambiente de Selva - e concluiu estágio de sobrevivência na selva na amazônica. Trabalha no ICMAP desde 2018, atuando na Escola Vila Verde e no programa Investigando a Nossa Natureza. Em 2019 se formou aqui na Chapada dos Veadeiros como Condutor de Visitantes em Unidades de Conservação, certificado pelo ICMBIO.

caio ceramica.jpeg

Caio Souza
Oficina Cerâmica

Artista plástico e ceramista paulistano que escolheu a Vila de São Jorge como morada. Estudou cerâmica, escultura, desenho e cinema na School of the Museum of Fine Arts(SMFA) em Boston. Desde 2014 produz arte em cerâmica, cinema e fotografia na Vila de São Jorge, Chapada dos veadeiros. A oficina de cerâmica da escola Vila Verde, aborda técnicas construtivas que aprimoram a concentração, coordenação motora e ajudam no controle da ansiedade, usando a argila como veículo da criatividade. As crianças aprendem a fazer peças de cerâmica utilitária e artísticas conhecendo todas as etapas da produção de arte em cerâmica tendo um produto final, que pode ser utilizado, feito por elas.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 15.47.37.jpeg

César Barbosa (Sat)
Coordenador Fundamental 2 
e Ensino Médio

Hoje retorna a Vila Verde como Coordenador Técnico  do Fundamental 2 e do Médio. De 2012 a 2013 foi educador da Área de Cultivo e Coordenador de Projetos da Girassol (antiga Vila Verde). Teu filho lá permaneceu do infantil ao 9º ano. Graduado em Química com Mestrado em Química Teórica (Unesp) e Especialista em Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado (UnB). Pesquisador, Arte-educador Ambiental, tendo atuado na coordenação de diversos projetos nestas áreas. Trabalhou no Colégio Moisés,  no Instituto IPEARTES e coordenou a estruturação da Rede Pouso Alto Agroecologia. Atualmente coordena,  também,  o Núcleo de Alimentação  Sustentável. Coautor da Cartilha Agroecologia: Diálogo e Cooperação e do livro Sociobiodiversidade e Sustentabilidade no Cerrado

nisia.jpeg

Nísia Ribeiro Sacco
Tutora  2º e 3º

Educadora Tutora do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da Vila Verde, licenciada em Pedagogia e bacharel em Ciência da Educação pelo IESB. Tem formação em Biodanza com especialização na extensão e aplicação para crianças e adolescentes e formação em Sistema Biocêntrico para Organizações. Tem capacitação em Pintura Espontânea e Modelo de Ajuda. Atua na elaboração e realização de projetos educativos, culturais e ambientais desde 2004. Desde 2017 integra a equipe do Ashram Photo & Viagens, com Vivências do Olhar na Índia, Nepal, Tailândia, Myanmar, Chile, Bolívia, França e Brasil.

rober ciencias da natureza.jpeg

Rober Bachinski
Ciências da Natureza

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e mestrado em ciências com ênfase em Toxicologia Ambiental pela Escola Nacional de Saúde Pública (2011). Doutor pelo programa de pós-graduação em Ciências e Biotecnologia - biotecnologia de processos, da UFF, com sanduiche no Center for Alternatives to Animal Testing (CAAT/Johns Hopkins University). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em interações celulares, em Neurociência com ênfase em Neurotoxicologia e Neurofarmacologia, em Métodos Alternativos ao Uso de Animais, avaliação e normalização de métodos biológicos e educação humanitária. Agora na Vila Verde como educador em Ciências da Natureza.

giovanna ed fisica.jpeg

Giovanna Andrade
Educação Física

Graduada em Educação Física com especialização em Natação e Atividades Aquáticas pela FMU-SP. Formação em artes cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena e bailarina clássica desde criança.
Na Vila Verde, pretende atuar agregando as práticas corporais ao ensino, de forma respeitosa com a individualidade de cada aluno e proporcionando vivências diversificadas a partir das necessidades e interesses de cada faixa etária.

carlos campello agrofloresta.jpeg

Carlos Campello
Oficina Agrofloresta

Vasta experiência nas áreas de agricultura, pecuária, meio ambiente, paisagismo e jardim agroflorestal. Nossa oficina pretende mostrar para os estudantes da Vila Verde como produzir alimentos de maneira ecológica e de valor nutricional, o funcionamento de ecossitemas e a importância de preservar e conservar nossos recursos hídricos e naturais, solo saudável e vegetação natural de nosso cerrado. Uma oficina focada no ensino de pertencimento a natureza para nossas crianças e adolescentes.

WhatsApp Image 2022-01-06 at 13.02.06.jpeg

Cassiana Sereno Antunes
Coordenadora Infantil
e Fundamental 1

Coordenadora Pedagógica da Vila Verde do infantil ao fundamental 1, graduada pela  Universidade Estado de Goiás em Pedagogia. Atuou como Supervisora na Escola Sagrados Corações junto a estudantes do 6°ao 9°ano. Possui formação  em Yoga (Iyengar, Asthanga e Hatha) para adultos e crianças. Especialização em Arteterapeuta e Facilitadora da Alimentação Biogênica pelo Núcleo de Vida Lua Sol. Musicoterapeuta pelo Núcleo Holístico Paz e Harmonia

ana.jpeg

Ana Bretas
Tutora  4º e 5º

Educadora do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Vila Verde.  Licenciada em Pedagogia pela Pedagogia para Liberdade e Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou na Escola Vila Verde como Estagiária no ano de 2020, onde se destacou e como Auxiliar Administrativa no ano de 2021, entrou no radar de observação da direção em função de sua atitude e conhecimento, sendo convidada a participar do grupo de professores para 2022. Colaboradora em projetos socioambientais de Alto Paraíso de Goiás como Instituto Biorregional do Cerrado e Naspa.

patricia silva ingles.jpeg

Patrícia Silva (MSilva)
Lingua Inglesa

Apaixonada por viagens, pessoas e línguas, já visitei mais de 20 países… Formada em Direito com mba em direito digital e especialização em Gestão de Negócios e empreendedorismo de Impacto, tenho como hobbies a dança, os esportes e os livros. Na Vila Verde pratica diariamente o Inglês com nossos estudantes.

marcelo antunes ciencias humanas.jpeg

Marcelo Antunes
Ciências da Humanas

Formação  na área de linguagem, tanto em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina  e em História pela Universidade Estadual de Goiás.  Atuo na educação desde 2006 .
Sou escritor e aqui em Alto Paraíso estive a frente do projeto Escritores do Futuro. No Estado atuo em diferentes disciplinas da área de linguagem. Atualmente sou professor e coordenador de area do Colégio Moisés Nunes Bandeira e agora também na Vila Verde com Ciências Humanas. Sou facilitador do estilo de vida Biogenico e acredito em uma educação simples, natural e criativa.

rafael matematica meditacao_edited.jpg

Rafael Longo
Tutor Virtual Matemática
Oficina Meditação

Engenheiro civil formado pela UEM. Na área de educação trabalhou 13 anos com o método Kumon de ensino de Matemática. Praticante de meditação sob orientação do Lama Padma Samten, facilita estudos no CEBB (Centro de Estudos Budistas Bodisatva). Experiência em condução de meditação em universidades, Hospital da Criança de Joinville, SER (Serviço Especializado em Reabilitação da prefeitura de Joinville) e empresas. Em 2022 termina formação em TaKeTiNa, processo coletivo, meditativo e musical para o desenvolvimento humano. Na Vila Verde atuará como tutor virtual de Matemática e conduzindo oficinas de meditação.