Pedagogia de Projetos

​

Na Escola Vila Verde usamos uma metodologia chamada Pedagogia de Projetos. O objetivo é que o estudante exerça sua autonomia, partindo de seus próprios desejos e interesses, descobrindo liberdades no processo de aprendizagem. Aqui, o estudante desenvolve um papel protagonista na condução de seus estudos, em parceria com os professores tutores. Acreditamos que criatividade, postura pesquisadora, consciência de grupo são estímulos importantes para despertar agentes de transformações no mundo.

Na Pedagogia de Projetos a interação em grupo é fundamental, os estudantes interagem entre si alternando papéis, onde se tornam aprendizes e mestres uns dos outros. Durante o processo de produzir dos próprios estudantes, eles aprendem como levantar dúvidas, como pesquisar e como criar relações que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. Para isso, os professores agem como facilitadores de aprendizagem e não apenas como transmissores de saber. A ideia é que professores ajudem a criar situações de aprendizagem, realizando as mediações necessárias para que o estudante encontre sentido naquilo que está aprendendo.

A Pedagogia de Projetos oferece uma visão diferente do processo de conhecimento e do currículo, além de apresentar outra maneira de organizar os trabalhos na escola. Ela permite abordar temas que se conectam com a identidade e as experiências dos estudantes, possibilitando vínculos entre os conteúdos escolares e também com os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural.

  • Facebook ICM-AP
  • YouTube ICM-AP
  • Instagram ICM-AP

© 2020 INSTITUTO CAMINHO DO MEIO ALTO PARAÍSO