© 2017 O INSTITUTO CAMINHO DO MEIO. Powered by Slideit.co.il

  • w-facebook
  • White YouTube Icon
  • w-googleplus

Ligue: (62) 9 9998 0630   /   adm.escolavilaverde@gmail.com   /  Alto Paraíso de Goiás - GO​​

Pedagogia de Projetos



A metodologia da Vila Verde é a Pedagogia de Projetos. O estudante exerce sua autonomia, parte de seus próprios desejos e interesses, tendo liberdades no processo de aprendizagem. Tem papel protagonista na condução de seus estudos, em parceria com os professores tutores. Criatividade, postura pesquisadora, consciência de grupo: estímulos para desenvolver agentes de transformações no mundo.
 

Na Pedagogia de Projetos, os alunos interagem e alternam papéis, tornando-se aprendizes e mestres uns dos outros, onde a interação em grupo é fundamental. Eles aprendem no processo de produzir, levantar dúvidas, pesquisar e criar relações que incentivem novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento.
 

Os professores agem como facilitadores de aprendizagem e não como meros transmissores de saber. Ajudam a criar situações de aprendizagem e realizam as mediações necessárias para que o aluno encontre sentido naquilo que está aprendendo.
 

A Pedagogia de Projetos oferece uma visão diferente do que seja conhecimento e currículo e representa outra maneira de organizar os trabalhos na escola. Ela permite abordar temas que se conectam com a identidade e as experiências dos alunos, possibilitando vínculos dos conteúdos escolares entre si e também com os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural.

Alguns Reconhecimentos



Apesar do pouco tempo de existência, a Escola já foi destaque, nacional e internacional, pela sua forma de atuação no âmbito da inovação, da transformação e da contribuição à preservação do meio ambiente.

 

Mapa da Inovação

Mapa da Inovação, em janeiro 2016, A Escola Vila Verde foi reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação – em Educação Inovadora e Criativa, sendo a única no Estado de Goiás no ensino fundamental II e como referência no país nos demais ciclos de educação.

http://criatividade.mec.gov.br/

Escolas Transformadoras

Escolas Transformadoras é uma iniciativa que identifica, reconhece e engaja escolas de todo o país que estão construindo novos caminhos rumo a uma educação verdadeiramente transformadora.

O programa é uma iniciativa da Ashoka (internacional), organização global que reúne empreendedores sociais de diversas partes do mundo. No Brasil, a iniciativa foi lançada em 2015 em uma correalização com o Instituto Alana (Brasil). Junto à comunidade ativadora do Escolas Transformadoras

São pouco mais de 200 no mundo e cerca de 20 escolas no Brasil. A Vila Verde é uma delas.

http://escolastransformadoras.com.br/escola/escola-vila-verde/

Edumission

Edumission - Menção Honrosa pelo trabalho com Meio Ambiente.

Por trabalhar aprendizagem ambiental de forma inovadora, a Vila Verde ganhou menção honrosa no desafio internacional Edumission, rede de escolas inovadoras de todo o mundo criada pela empresa de impacto social israelense Education Cities. A escola produziu vídeos em que explica seu trabalho

- Documentário “Janelas da Inovação” - Canal Futura

http://www.edumission.world/announcing-edumission-2017-winners/

Movimento de Inovação na Educação

O principal objetivo deste movimento é apoiar as organizações voltadas para a educação básica brasileira que inovam em seus projetos políticos pedagógicos,

 - Parceria com SEDUCE/Educand. Humberto de Campos

 - Participação no PBL - EUA

http://movinovacaonaeducacao.org.br/iniciativas-inovadoras/escola-vila-verde/