Ensino Médio 

É com muita alegria que nós, gestores da Escola Vila Verde, informamos à comunidade de Alto Paraíso de Goiás, que nossa Escola foi autorizada pela Secretaria de Educação para dar início ao nosso tão esperado Ensino Médio, já no primeiro semestre letivo de 2021.

A Escola Vila Verde pensa no estudante como um sujeito capaz de intervir de forma consciente e coletiva na produção social do futuro. Temos o objetivo de contribuir com o processo educacional, valorizando todas as dimensões do ser humano e suas variadas formas de expressão, num contexto criativo e cooperativo, onde o movimento e o gesto aliam-se ao prazer da descoberta, da criação, da construção.

Integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente

 

Buscando sempre pensar formas transformadoras e inovadoras de educar, dessa vez, a Escola Vila Verde traz a proposta de Ensino Médio (EM) integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente. Optamos por esse curso pois sabemos da relevância ecológica da nossa região, a Chapada dos Veadeiros, situada no coração do Cerrado brasileiro. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que faz pano de fundo da nossa Escola, abriga espécies silvestres e formações vegetais únicas; centenas de nascentes e cursos d’água; rochas com mais de um bilhão de anos; além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. 

 

Nosso curso e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio serão organizados por eixos tecnológicos, para possibilitar itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo os interesses dos estudantes e as oportunidades da região. Construímos uma matriz curricular de forma a agregar os conteúdos do Técnico em Meio Ambiente com os da Base Nacional Comum Curricular para que os estudantes tenham uma carga horária total, similar a de um EM Regular.

Ao término do 3º ano do EM integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente, os estudantes irão receber: seu diploma de conclusão do EM; e também seu Certificado de Técnica(o) em Meio Ambiente, permitindo a entrada no mundo do trabalho, seja em empresas particulares ou órgãos públicos.

Finalidades do Ensino Médio 

  • Aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental;

  • Preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

  • Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

  • Compreensão dos fundamentos científicos – tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.

Técnico em Meio Ambiente

As informações sobre o Curso Técnico em Meio Ambiente descritas a seguir, foram retiradas do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos disponível em http://portal.mec.gov.br

  • Carga horária: 1200 horas no total (3 anos)

  • Perfil profissional de conclusão: coleta, armazena e interpreta informações, dados e documentações ambientais. Elabora relatórios e estudos ambientais. Propõe medidas para a minimização dos impactos e recuperação de ambientes já degradados. Executa sistemas de gestão ambiental. Organiza programas de Educação Ambiental com base no monitoramento, correção e prevenção das atividades antrópicas, conservação dos recursos naturais através de análises prevencionista. Organiza redução, reuso e reciclagem de resíduos e/ou recursos utilizados em processos. Identifica os padrões de produção e consumo de energia. Realiza levantamentos ambientais. Opera sistemas de tratamento de poluentes e resíduos sólidos. Relaciona os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente. Realiza e coordena o sistema de coleta seletiva. Executa plano de ação e manejo de recursos naturais. Elabora relatório periódico das atividades e modificações dos aspectos e impactos ambientais de um processo, indicando as consequências de modificações.     

  • Campo de atuação: instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural. Estações de tratamento de resíduos. Profissional autônomo. Empreendimento próprio. Empresa de licenciamento ambiental. Unidades de Conservação ambiental. Cooperativas e associações.

Pesquisa de interesse:

Estamos realizando uma pesquisa na região para conhecer a quantidade de estudantes interessados na nossa proposta de Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Meio Ambiente. Pedimos que participe da pesquisa, pois somente assim podemos seguir em frente para viabilizar tal oferta à nossa região.

 

Ressaltamos que somente o 1º ano do Ensino Médio será disponibilizado em 2021. As pessoas interessadas em se matricular, na primeira turma que se inicia no primeiro semestre do ano que vem, por favor entrem em contato diretamente com a gente nos telefones ou e-mail abaixo.

Contatos
 
Telefone:   Juliana (61) 9 8134-0130
                 Aloisio (61) 9 9972-6333
E-mail:      adm.escolavilaverde@gmail.com
  • Facebook ICM-AP
  • YouTube ICM-AP
  • Instagram ICM-AP

© 2020 INSTITUTO CAMINHO DO MEIO ALTO PARAÍSO